segunda-feira, 27 de junho de 2016

Encontro com Cobra Norato e Outras miragens

                                                   Foto da Professora Rosane Maria Kreuch

"Adoro ler sobre o nosso folclore. Conhecer os mitos e as lendas que as pessoas passam de geração para geração. No entanto, pouco lembro do acesso a estas histórias, muitas vezes nascidas da pura imaginação das pessoas, durante a minha infância.

Meu contato com o folclore brasileiro aconteceu mesmo devido a profissão de professora. Aí encontrei-me com Monteiro Lobato, Ricardo Azevedo, Clarice Lispector, Heloísa Prieto...
Juro que se fosse possível voltar no tempo, levaria este tema muito mais a sério no trabalho com as crianças. Eu seria uma professora folcloresca.

Ainda mais agora que temos a honra de conhecer um livro primoroso que nos apresenta a poesia no folclore brasileiro. É um livro muito legal sobre o assunto e recomendo! Ele se chama “Cobra Norato e outras miragens” e é da escritora Eloí Bocheco.

Tirei o dia de hoje para curtir intensamente este livro que já está comigo faz um tempinho. 
Li mais de uma vez cada um dos dezessete poemas que compõem o livro e que contam a história de alguns personagens como Cobra Norato, Saci-Pererê, Iara, Boto, Pedro Malasartes, entre tantas outras inesquecíveis figuras do nosso folclore. Também levei o livro para o jardim e fiz uma espécie de "ensaio fotográfico" das minhas páginas preferida. Será que vão gostar das minhas escolhas? Se o texto é maravilhoso imaginem composto com ilustrações indescritivelmente belas de Dane D’Angeli.

Outra coisa muito importante no livro e que me motivou ainda mais a lê-lo foi encontrar as referências da pesquisa que a autora fez para embasar a escrita. Ao final do texto são apresentados livros de Leonardo Boff, Carlos Rodrigues Brandão e Luís da Câmara Cascudo nas referências bibliográficas. Um luxo, não é mesmo?"


Professora  Rosane Maria kreuch
Florianópolis/SC




                                                     Fotos da Profa.  Rosane Maria Kreuch


2 comentários:

  1. Amei, Eloí. Fiquei feliz ao ver meu texto compartilhado aqui na sua página.
    Foram fotos tão despretensiosas que me surpreendi muito com o retorno de vocês. Percebi que é um jeito singelo de mostrar um pouco mais sobre a ilustração que é tão magnífica quanto o texto, neste caso do livro Cobra Norato e outras miragens.
    Um super abraço, parabéns por mais este livro que tanta beleza nos oferece.

    ResponderExcluir
  2. Amei, Eloí. Fiquei feliz ao ver meu texto compartilhado aqui na sua página.
    Foram fotos tão despretensiosas que me surpreendi muito com o retorno de vocês. Percebi que é um jeito singelo de mostrar um pouco mais sobre a ilustração que é tão magnífica quanto o texto, neste caso do livro Cobra Norato e outras miragens.
    Um super abraço, parabéns por mais este livro que tanta beleza nos oferece.

    ResponderExcluir